ALÃOJAZZFEST_2023
JOÃO LENCASTRE
"FREE CELEBRATION"
DIA 6 DE OUTUBRO, 21.30H
AUDITÓRIO DAMIÃO DE GÓIS, ALENQUER
Ricardo Toscano – saxofone alto
Pedro Branco – guitarra
João Bernardo – sintetizadores
Michael Formanek – contrabaixo
João Pereira -bateria
João Lencastre- bateria
O projecto “Free Celebration”, liderado por João Lencastre, celebra a música de três músicos e compositores responsáveis por definir, cada um a seu modo singularizante, a forma do jazz que se avizinhava: Thelonious Monk, Herbie Nichols e Ornette Coleman.
Desde logo, a formação surpreende ao apresentar duas baterias: ao lado de Lencastre está João Lopes Pereira. Juntam-se o saxofonista Ricardo Toscano, o guitarrista Pedro Branco, o contrabaixista Michael Formanek , e, com um som mais electrónico, junta-se João Bernardo, nos sintetizadores.
Sabendo perfeitamente o cânone que os inspira, estes músicos nunca se vergam no entanto a esse considerável peso, nunca se deixam ofuscar pelo brilho intenso da história, mas partem no seu próprio caminho com a confiança de quem sabe que o que está a fazer é válido e até necessário.
Escritos antigos, aqui reimaginados com novas cores, novos arranjos, novas texturas, novos ritmos, novas improvisações. um exemplo de classe celebratória que sabe viver entre a verdade dos sons acústicos e a qualidade inebriante que advém da electricidade que alimenta a guitarra e os teclados.
ISABEL RATO QUINTETO
DIA 7 DE OUTUBRO, 21.30H
AUDITÓRIO DAMIÃO DE GÓIS, ALENQUER
Isabel Rato – Teclados
João David Almeida- voz
João Capinha – saxofones (soprano, alto e tenor)
João Custódio – contrabaixo
Alexandre Alves – bateria
Compositora, arranjadora, pianista e produtora, com trabalho seguro junto de grandes nomes da música nacional, Isabel Rato é já um nome singular no
p a n o r ama d o J a z z e m P o r t u g a l e um dos nomes femininos mais destacados da nova geração de compositores portugueses na área do Jazz.
Te v e reconhecimento imediato do seu álbum de estreia em nome próprio, “Para Além da Curva da Estrada” editado em 2016, pela Editora Sintoma Records.
A compositora também lançou em 2019 o seu segundo disco “Histórias do Céu e da Terra” pela , considerado pela revista jazz.pt como um dos melhores discos de jazz nacional de 2019.
Presentemente, apresenta-se ao vivo com o seu terceiro disco “Luz”.
A pianista tem vindo a apresentar-se com o seu grupo de Jazz em várias salas e Festivais em Portugal.
QUINTETO DE JOSÉ MENEZES
DIA 8 DE OUTUBRO, 18.30H
AUDITÓRIO DAMIÃO DE GÓIS, ALENQUER
José Menezes- saxofones
Rahary Tahina – guitarra
Paulo Santo -vibrafone
Gonçalo Leonardo – contrabaixo e baixo elétrico
Rui Pereira – bateria
O saxofonista e compositor José Menezes, nome de referência do saxofone-jazz e do seu ensino no nosso País, faz-se acompanhar de alguns dos mais interessantes músicos do recente jazz Português bem como do guitarista malgaxe Rahary Tahina, há muito radicado no nosso país.
Neste concerto o saxofonista apresenta originais bem como temas de elementos do grupo e de compositores de referência, repertório que apontando para uma modernidade, está fortemente ancorados na tradição do jazz dos anos 60 e 70.
O seu recente CD “100 Umbrellas”, inspirado na música de Erik Satie, foi considerado pela crítica especializada como um dos melhores trabalhos discográficos de 2022.
ALAOJAZZFEST_2023
WARM UP
DIA 30 DE SETEMBRO, 18.3OH
@
“JAZZ A PRETO&BRANCO“
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DE
PEDRO ESPADA CORDEIRO
Momentos do jazz em Alenquer
[retrospectiva do trabalho da Associação AlãoJazz]
DIA 30 DE SETEMBRO, 21.00H
@
RESTAURANTE CASTA 85
COOKIN’ – JAM SESSION GASTRONÔMICA
SESSÃO DE IMPROVISAÇÃO ENTRE 3 MÚSICOS E UM CHEF COZINHEIRO
com
CHEFE JOÃO SIMÕES -panelas, frigideiras e ingredientes
EDUARDO LOPES – bateria
JOÃO CUSTÓDIO -contrabaixo
JOSÉ MENEZES -saxofone