FESTIVAL ALÃO JAZZ 2018
No ano de 2018 o Alão Jazz volta a adotar o formato de Workshop de Jazz e Improvisação. Na edição 2017 participaram cerca de 30 talentosos alunos vindos de norte a sul do país.
O principal objetivo do workshop consiste não só em divulgar o Jazz como estilo musical, mas também valorizar a Improvisação como processo criativo espontâneo e natural, transversal a qualquer género musical.
Destinado principalmente a estudantes de música, conta com a organização da Câmara Municipal de Alenquer e da Liga dos Amigos de Alenquer, contando também com o apoio das quatro filarmónicas do Concelho, em que se pretende que os participantes adquiram uma nova perspetiva do ato de fazer música em conjunto: tudo através do Jazz.
Durante 3 dias (5, 6 e 7 de Outubro), os participantes irão, novamente este ano, ser orientados por alguns dos mais prestigiados e experientes professores e músicos de Jazz nacionais. O workshop tem a direção artística e pedagógica do saxofonista e professor José Menezes.
Ao longo do workshop e para além das aulas – sempre orientadas para a vertente prática da Improvisação – irá realizar-se um concerto de professores/jam-session (sexta-feira à noite) dinamizada pelos formadores (no Teatro Ana Pereira/Liga dos Amigos de Alenquer) e encerrará com um concerto, no Auditório Damião de Góis (domingo à tarde), onde os participantes irão partilhar com o público os resultados do seu estudo intensivo.
Organização
Organização: Município de Alenquer
Produção: Liga dos Amigos de Alenquer (com a parceria principal da Sociedade União Musical Alenquerense)
Apoio: Associação Musical de Cabanas de Torres, Sociedade Filarmónica Olhalvense, Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada e Sociedade União Musical Alenquerense
Direção de Produção: Carlos Levezinho (Município de Alenquer), Pedro Espada Cordeiro (Liga dos Amigos de Alenquer) e José Cipriano (Sociedade União Musical Alenquerense)
Direção Artística e Pedagógica: José Menezes
Comunicação, Design e Multimédia: Carlos Levezinho, Pedro Espada Cordeiro, Nuno Honrado e David Luís